Âncoras de carreiras e gerações - ingressantes e egressos numa IES
PDF

Palavras-chave

Âncoras de carreiras
Gerações
Administração
Estilo de vida.

Como Citar

Maciel, A., Monberger, A., dos Reis, T., & Cremonezi, G. (2018). Âncoras de carreiras e gerações - ingressantes e egressos numa IES. Acta Negócios, 1(2), 33-53. https://doi.org/10.19141/2594-7680.actanegocios.v1.n2.p33-53

Resumo

O propósito deste estudo teve como finalidade correlacionar as gerações e as âncoras de carreiras ilustradas por Edgar H. Schein. As informações estatísticas geradas beneficiaram os membros participantes, a Instituição estudada e as organizações que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC). A pesquisa fora aplicada em dois grupos de alunos, sendo eles ingressos e egressos do curso de Administração, do Centro Universtiário Adventista de São Paulo (Unasp), em Hortolândia, em que, por meio de 267 alunos, foi permitida a identificação do perfil mais predominante frente às gerações X, Y e Z. Os resultados apresentados indicam que, independente das gerações, a âncora de carreira mais frequente é o estilo de vida, o que apresenta que os futuros profissionais estão em busca de não somente manter uma relação fiel com o mundo profissional, mas também no âmbito famíliar, saúde e lazer — o verdadeiro equilibrista. Para assuntos subsequentes, pode-se abordar as diferenças entre os níveis de perfis dos alunos ingressantes e egressos estudados, e como os fatores sociais podem contribuir para com estes resultados.

https://doi.org/10.19141/2594-7680.actanegocios.v1.n2.p33-53
PDF

Referências

ANDRE, P.; AMORIN, M. Revista Pensamento & Realidade. Liderança e Âncoras de Carreira: Uma experiência de identificação dos perfis dos líderes. PUC, v.25, n. 1, 2010.

AUGUSTO, A.; SUSANA, C.; PEREIRA,R. A Gestão da qualidade de Ensino Superior e as expectativas da geração digital. Repositório Institucional. Florianópolis: UFSC, 2013, p. 1-12 Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114904?show=full>. Acesso em: 22 março.2016.

BARRETO, G. Curso de Administração do UNASP-Hortolândia comemora 10 anos. IASP, Hortolândia, 4 nov. 2016. Disponível em: <http://iasp.br/noticias/curso-de-administracao-do-unasp-hortolandia-comemora-10-anos/>. Acessado em: 11 novembro.2016.

BETIOL, M.I.S., TONELLI, M. J. A mulher executiva e suas relações de trabalho. São Paulo: RAE-revista de administração de empresas. Vol. 31, pp. 17–33, 1991.

CASANOVA, C. C. Gestão Por Competências: Os Desafios E Possibilidades Da Seleção. Monografia (Dissertação em Psicologia), UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

CHRISTINA, V.; LAENDER, C.; MIRANDA, Z. Estilo de vida e segurança - Seriam essas as âncoras dos futuros detentores de “carreiras proteanas, ou sem fronteiras?: Um estudo comparativo entre alunos de graduação e de mestrado em Administração. In: IX Congresso Virtual Brasileiro - Administração 2007. 23 a 25 de novembro de 2012.

FÁTIMA, E.; VELOSO, R.; TREVISAN, L. N. Revista Pensamento & Realidade. Sinais de carreiras sem fronteiras: um levantamento sore a associação entre as âncoras de carreiras e as influências sociais. PUC, v.24, n. 2, 2009.

FILHO, J. F. Imperativos de conduta juvenil no século XXI : a “ Geração Digital ” na mídia impressa brasileira. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, v.5, n. 13, 2010.

GOMES, D.; SALA O.; SANTOS, E.; TREVISAN, L. Revista Pensamento & Realidade. Entre a âncora de carreira e a escolha de carreira e a escolha profissional – Análise das primeiras definições de carreira dos formandos de curso de administração em São Paulo. PUC, v. 26, n.1, 2011.

HAMILTON, T.; FLINK, R. Competências para Gerenciar Diferentes Gerações. 10o Convibra - Administração, 2013. In: VII Congresso Virtual Brasileiro - Administração. 19 a 21 de novembro de 2010.

MAURER, A. L. As Gerações Y e Z e Suas Âncoras de Carreira: Área de Concentração - Gestão Estratégica de Operações e Relações Interorgacionais. Monografia (Dissertação em Administração), UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul, 2013.

MELLO, S. L.; MAURO K. Conselho Federal de Administração: Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador e do Tecnólogo. Brasília, 2015.

NASCIMENTO, E. P. Análise do exercício da liderança na Coordenação do Curso de Administração : estudo de caso de uma IES do interior do Estado de São Paulo Piracicaba. Monografia (Dissertação em Administração), UNIMEP, Universidade Metodista de Piracicaba, 2011.

NETO, E. dos S.; Franco, E. S. Revista de Educação do COGEIME: Novas gerações, novo fazer educacional. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. COGEIME, v. 19, n. 36, 2010.

PPC, Projeto Pedagógico de Curso: Faculdade Adventista de Hortolândia. Hortolândia, 2014.

SILVA, R. C.; DIAS, C. A. F.; SILVA, M. T. G; KRAKAUER, P. V. C.; MARINHO, B. L. Carreiras: Novas ou Tradicionais? Um Estudo com Profissionais Brasileiros. In Revista de Carreiras e Pessoas. In: XXXV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 4 a 7 de setembro 2012.

SOUZA, E.; SANTOS, S. Mulheres no mercado de trabalho: um estudo com estudantes universitários do curso de administração de uma faculdade particular de São Paulo. Revista Eletrônica dos Discentes da Faculdade Eça de Queirós. São Paulo, Maio 2014. Disponível em: <http://www.faceq.edu.br/e-faceq/downloads/numero03/3-mulheres-no-mercado-de-trabalho-um-estudo-de-caso.pdf>. Acessado em: 9 março.2016.

UNASP-HT, Revista de divulgação da Faculdade Adventista de Hortolândia, 2016.

VASCONCELOS, K. C. A.; MERHI, D. Q.; GOULART, V. M.; SILVA, A. R. L. A Geração Y e suas Âncoras de Carreira.pdf. In: Revista Eletrônica de Gestão Organizacional. V. 8, UFPE, Universidade Federal do Pernambuco, 2010.

Copyright (c) 2018 Acta Negócios

Downloads

Não há dados estatísticos.