A misoginia na idade média: bruxaria, alguns aspectos religiosos e sociais
PDF

Palavras-chave

Misoginia
Idade Média
Cristianismo
Sociedade
Imaginário

Como Citar

Custódio, P. P. (2014). A misoginia na idade média: bruxaria, alguns aspectos religiosos e sociais. Acta Científica, 21(3), 21–31. Recuperado de https://revistas.unasp.edu.br/actacientifica/article/view/74

Resumo

O presente trabalho pretende mostrar, por um lado, a misoginia medieval a partir
de algumas deturpações do pensamento judaico-cristão perpetradas pela Igreja Católica, bem como suas consequências sociais para as mulheres daquele período. Por outro lado, será mostrado que, em determinadas circunstâncias, não obstante a misoginia predominante, as mulheres tiveram alguns direitos reconhecidos e respeitados, chegando mesmo a ocupar posições de destaque, com notável autonomia. Isso revela uma complexa dinâmica social imbricada com aspectos do imaginário.

PDF

Declaro (amos) que a revista Acta Científica está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação deste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”. 

Reconheço (Reconhecemos) ainda que Acta Científica está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.

Dito isto, PERMITO (PERMITIMOS) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao (s) autor (es) pela criação original.

Downloads

Não há dados estatísticos.