Cultura infantil: manifestações e produções no cotidiano escolar
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Palavras-chave

Manifestações da cultura infantil
Sociologia da infância
Ambiente escolar

Como Citar

Pereira, M. C. (2014). Cultura infantil: manifestações e produções no cotidiano escolar. Acta Científica, 21(3), 85–97. Recuperado de https://revistas.unasp.edu.br/actacientifica/article/view/69

Resumo

Este trabalho discute as manifestações e produções de cultura infantil no ambiente escolar. A pesquisa em questão delimitou-se a observar uma turma de 25 crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental cuja faixa etária varia entre cinco e sete anos numa cidade ao sul do Estado do Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, utilizando-se o estudo de caso como opção metodológica. Os procedimentos utilizados foram observações e acompanhamento por meio de diário de campo foram fundamentais para entender as sensibilidades construídas e muitas vezes não percebidas pelo trabalho docente. Por fim, constatou-se, por meio dessa investigação, que a criança compreendida como ser inserido no meio histórico e social, apropria-se das coisas do mundo e, em convívio com essa sociedade que produz culturas, elas interagem com estas, as quais compreendemos como uma cultura mais ampla.

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