Narrativa escrita em contexto de inflação imagética: comportamento curricular de escolas de jornalismo
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Palavras-chave

Hipertrofia imagética
Narrativa escrita
Cursos de Jornalismo.

Como Citar

Groger, R. (2012). Narrativa escrita em contexto de inflação imagética: comportamento curricular de escolas de jornalismo. Acta Científica, 21(3), 71–83. Recuperado de https://revistas.unasp.edu.br/actacientifica/article/view/68

Resumo

A pesquisa resumida neste artigo pretendeu verificar se pode ser encontrada em currículos de cursos de Jornalismo uma reprodução do cenário contemporâneo de opção preferencial pelas imagens rápidas como instrumentos privilegiados da comunicação, e como esses cursos têm lidado com o ensino do texto narrativo escrito num contexto de hipertrofia imagética. Tomaram-se como objeto de estudo três cursos de jornalismo do Estado de São Paulo: o da Faculdade Cásper Líbero, o da Universidade de São Paulo e o do Centro Universitário Adventista
de São Paulo. A abordagem consistiu de: 1) estudo das matrizes curriculares e planos de ensino dos cursos escolhidos; 2) levantamento das possibilidades laboratoriais ligadas aos cursos, nas quais os alunos podem aprimorar o texto escrito jornalístico; 3) levantamento dos TCCs realizados nos últimos anos; e 4) estudo da influência dos vestibulares em relação ao tema.

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