Resumo
A pesquisa resumida neste artigo pretendeu verificar se pode ser encontrada em currículos de cursos de Jornalismo uma reprodução do cenário contemporâneo de opção preferencial pelas imagens rápidas como instrumentos privilegiados da comunicação, e como esses cursos têm lidado com o ensino do texto narrativo escrito num contexto de hipertrofia imagética. Tomaram-se como objeto de estudo três cursos de jornalismo do Estado de São Paulo: o da Faculdade Cásper Líbero, o da Universidade de São Paulo e o do Centro Universitário Adventista
de São Paulo. A abordagem consistiu de: 1) estudo das matrizes curriculares e planos de ensino dos cursos escolhidos; 2) levantamento das possibilidades laboratoriais ligadas aos cursos, nas quais os alunos podem aprimorar o texto escrito jornalístico; 3) levantamento dos TCCs realizados nos últimos anos; e 4) estudo da influência dos vestibulares em relação ao tema.
Declaro (amos) que a revista Acta Científica está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação deste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Acta Científica está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, PERMITO (PERMITIMOS) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao (s) autor (es) pela criação original.