FATORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA PELO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA PESQUISA COM ALUNOS INGRESSANTES EM UMA IES PRIVADA DO INTERIOR PAULISTA

Damaris de Souza Públio

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar quais os fatores que influenciam/atraem os alunos a ingressarem no curso de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do interior do estado de São Paulo. Para alcançar esse objetivo, foi realizada a coleta de dados através de um questionário fechado. A amostra foi representada por 121 alunos ingressantes nos anos de 2015, 2016 e 2017, os quais responderam ao questionário na terceira semana do período letivo, respectivamente. A análise dos dados foi possível com a planilha eletrônica Excel, onde foram tabulados os dados coletados durante os três anos e, posteriormente, apresentados os resultados em gráficos e tabelas. Como principais resultados, foi constatado que a maioria dos acadêmicos ingressantes pertence ao sexo masculino, estão inseridos na faixa etária entre 16 e 20 anos e buscaram informações suficientes para a escolha do curso superior sem que houvesse pressão externa. Grande parcela dos alunos (86%) afirmou que a profissão traz segurança financeira, quase 90% veem na profissão contábil o status e prestígio sonhados, e 81% acreditam que a contabilidade irá proporcionar ascensão acelerada no trabalho. Foi possível concluir que os principais fatores que motivam a decisão dos acadêmicos pelo curso de Ciências Contábeis são a empregabilidade, perspectivas de carreira e percepção de vocação.


Palavras-chave


Fatores de escolha; Ciências Contábeis; Mercado de trabalho; Motivação profissional.

Texto completo:

PDF

Referências


AVELINO, B. C.; CUNHA, J. V. A.; NASCIMENTO, E. M. Desenvolvimento profissional de estudantes de Ciências Contábeis: análise empírica sobre as intenções após a graduação em relação a cursar pós-graduação. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 9, n. 2, p. 104-124, 2013.

BALBINOTTI, M. A. A. A noção transcultural de maturidade vocacional na teoria de Donald Super. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 461-473, 2003.

BASTOS, J. C. Orientação vocacional/profissional de abordagem sócio histórica: Uma proposta de concretização da orientação para o trabalho sugerida pelos parâmetros curriculares nacionais. In: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE JUIZ DE FORA, 3., 2005, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2005. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2017.

BURNETT, S. The future Of Accounting Education: A Regional Perspective. Journal of education for business, Washington, v. 78, n. 3, p. 129-134, 2003.

FILOMENO, K. Mitos familiares e escolha profissional: uma visão sistêmica. São Paulo: Vetor, 1997.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KNOP, M. N. H. A escolha de curso superior dos vestibulandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: um estudo quantitativo com utilização de Análise de Correspondência Múltipla. Porto Alegre, 2008. 130f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2008.

LOPES, A. B.; MARTINS, E. Teoria da Contabilidade: uma nova abordagem. São Paulo: Atlas, 2005.

MAINARDES, E. W.; DESCHAMPS, M; DOMINGUES, M. J. C. S. O que atrai alunos para cursos de graduação em Administração? In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 6., 2006, Blumenau. Anais... Blumenau: UFSC, 2006.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MYBURGH, J. E. An Empirical analysis of career choice factors that influence first-year Accounting students at the University of Pretoria: a cross-racial study. Meditari Accountancy Research, v. 13, n. 2, p. 35-48, 2005.

NUNES, C. A. Fatores determinantes na escolha dos estudantes pelo curso de ciências contábeis em IES particulares da cidade de São Paulo. São Paulo, 2014. 99f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), São Paulo, 2014.

OLIVEIRA, C. S. Metodologia científica, planejamento e técnicas de pesquisa. São Paulo: LTr Editora, 2000.

OLIVEIRA, M. V. O contador e suas conquistas profissionais: estudo comparativo dos recém-formados da Univali e Unisul. Florianópolis, 2005. 71f. TCC (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

OLIVEIRA, J. L.; BARRETO, E. de O.; SOUZA, M. M. P. de.; O que vou ser quando crescer? As representações sociais de alunos ingressantes em um curso de Administração. Revista Administração: Ensino & Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 237-264, 2011.

PINHEIRO, R. G. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis: uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo. São Paulo, 2008. 99f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), São Paulo, 2008.

SANTOS, L. M. M. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 57-66, 2005.

SOUSA, S. G. Escolha, carreira e inserção profissional: desafios do mundo do trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 93-96, 2007.

TEIXEIRA, M. A. P.; GOMES, W. B. Decisão de carreira entre estudantes em fim de curso universitário. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 21, n. 3, p. 327-334, 2005.

TRICOLI, V. A. C. Stress na adolescência: Sintomas, Fontes e Manejo. In: TRICOLI, V. A. C. (Org.). Stress na adolescência: Problema e Solução. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. p. 29-51.

YUSOFF, Y.; OMAR, Z. A.; AWANG, Y.; YUSOFF, R.; JUSOFF, K. Does Knowledge on professional accounting influence career choice? Word applied Sciences Journal, Shah Alam, v. 12, Special issue on Bolstering Economic Sustainability, p. 57-60, 2011.




DOI: https://doi.org/10.19141/2236-2622.actacientifica.v26.n2.p55-70

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Acta Científica

ACC, Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil. ISSN: 2236-2622.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia