ASTRONOMIA E RELIGIÃO NA MESOPOTÂMIA: PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA EM UMA SALA DO 6º ANO
PDF

Palavras-chave

Civilização mesopotâmica
Ensino de história
PIBID
Jogo de tabuleiro.

Como Citar

Formiga, D., Schunemann, H., de Paula, A. B., Melo, C., da Silva, P., & dos Santos Junior, W. (2018). ASTRONOMIA E RELIGIÃO NA MESOPOTÂMIA: PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA EM UMA SALA DO 6º ANO. Acta Científica, 26(2), 9-18. https://doi.org/10.19141/2236-2622.actacientifica.v26.n2.p9-18

Resumo

Estudar a civilização mesopotâmica é um tema comum aos docentes, pois faz parte do conteúdo para as aulas de história do Ensino Fundamental. Entretanto, a reflexão em relação à cultura desses povos é grandemente ensinada de maneira superficial, sobretudo no que diz respeito à astronomia e à religiosidade. Neste artigo, a partir de um jogo aplicado por estagiários do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), buscaremos refletir sobre uma análise ainda pouco investigada. O objeto de estudo principal se pauta na compreensão de como esses povos se relacionavam com a astronomia e com a religião, de como esses fatores eram importantes para aquela sociedade, e de como esse assunto pode ser relevante para se aplicar em sala de aula (a partir da experiência dos alunos com o jogo de tabuleiro). É importante considerar também que muitos professores não possuem preparo para aplicar esse conteúdo em classe, dada a interdisciplinaridade que o assunto proporciona. Sendo assim, o levantamento proposto questiona também o modo como história e ciência podem ser ensinadas.

https://doi.org/10.19141/2236-2622.actacientifica.v26.n2.p9-18
PDF

Referências

ANDRADE, Débora El-Jaick. O lúdico e o sério: experiências com jogos no ensino de história. História & Ensino, Londrina, v. 13, p. 91-106, 2007. Disponível em: <https://bit.ly/2HXDYwL>. Acesso em: 24 jul. 2017.

AYMARD, A.; AUBOYER, J. História geral das civilizações I: o Oriente e a Grécia antiga 1 - civilizações imperiais do Oriente. Rio de Janeiro: Difel, 1977.

GAMA, L. D.; HENRIQUE, A. B. Astronomia na sala de aula: por quê? Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 9, p. 7-15, 2010. Disponível em: <https://bit.ly/2rqUhbd>. Acesso em: 22 jul. 2017.

LIA, C. F.; BALEM, W. R. Os vivos, os mortos e os não nascidos: as religiões consideradas mortas e o ensino de história. Revista Latino-Americana de História, São Leopoldo, v. 2, n. 6, 2013, p. 137-149. Disponível em: <https://bit.ly/2rsjUrd>. Acesso em: 24 jul. 2017.

MARTINS, R. de A. Introdução: A história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C.; (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2006. Disponível em: <https://bit.ly/2InLW1E>. Acesso em 25 jul. 2017.

Copyright (c) 2017 Acta Científica

Downloads

Não há dados estatísticos.